Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Biblioteca Municipal de Esposende deu a conhecer D. Sebastião aos alunos do concelho

No âmbito das comemorações dos 450 anos da elevação de Esposende a vila e da fundação do concelho – por carta régia de D. Sebastião, de 1572 – a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, promoveu sessões da Hora do Conto dedicadas à figura de D. Sebastião.

Assim, de 12 a 17 de Outubro, os alunos que frequentam o 4.º ano do Ensino Básico nas escolas do concelho tiveram oportunidade de assistir à história de D. Sebastião, pela contadora de histórias Inácia Cruz, tendo por base o livro “D. Sebastião, o menino que foi rei de Portugal aos três anos”, da autora de Carolina Franco Amante. Esta Hora do Conto, que envolveu 378 crianças, foi acompanhada por uma visita guiada à Biblioteca Municipal, agora renovada, com o objectivo de «divulgar o novo espaço e os serviços que presta à comunidade em geral e, particularmente, à comunidade educativa».

DIA 29 DE OUTUBRO

Ainda integrado na programação deste mês, e com o intuito de celebrar o Dia da Biblioteca Escolar, a Biblioteca Municipal leva a efeito, no próximo dia 29, entre as 9h00 e as 16h30, a actividade “Ancorar Leituras”. Nesta primeira edição, promove-se a formação “Ler e escrever para a paz e harmonia!”, sob a orientação de João Manuel Ribeiro, poeta, escritor, editor, formador e investigador. Esta formação é acreditada (ACD) e dirigida a Educadores de Infância e a Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta sessão, propõe-se descobrir como a literatura, e concretamente a literatura infantil e juvenil, contribui para educar para a paz e a harmonia. 

«Através de dinâmicas de leitura e escrita, centradas na reflexão, motivação e ação, comprova-se que ler e escrever é uma arma de paz», pode ler-se m nota enviada pela autarquia. 

Os interessados em participar nesta ação devem inscrever-se através do e-mail [email protected] sendo requisito trazer roupa confortável.

DIA 30 DE OUTUBRO

No dia 30, domingo, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal abre as portas às famílias, com a atividade “Histórias em Família”. Desta vez, a hora do conto “Uma mão cheia de histórias” será dinamizada pela contadora Gusta Santos. Esta iniciativa, de abrir as portas da biblioteca ao domingo à tarde, pretende ser um ponto de encontro com as histórias, os livros e a própria Biblioteca Municipal, num horário em que, geralmente, as famílias têm mais tempo livre.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS