As praias de Apúlia, Ofir (Fão), Suave Mar (Esposende) e Cepães (Marinhas) acolhem bibliotecas, entre o próximo dia 22 e 1 de Setembro. O projecto tem 28 anos, mantém-se actual, com “o firme propósito de promover o livro e a leitura em época de férias”.
Em comunicado, a Câmara de Esposende adianta que cada biblioteca de praia dispõe de, aproximadamente, 400 livros e 19 títulos de publicações periódicas, entre as quais, cinco jornais diários, um jornal quinzenal, um jornal semanal e 12 revistas de periodicidade semanal e mensal, disponíveis a qualquer cidadão, todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Todas as bibliotecas de praia estão dotadas de hotspots que permitem o acesso à internet.
Os veraneantes têm ao seu dispor livros de género variado (alguns em inglês, francês ou alemão), jornais nacionais, regionais e locais, assim como uma variedade significativa de revistas de informação, cultura, viagens, saúde e desporto, e, ainda, diversas publicações do município, podendo também consultar informação turística sobre o concelho.
Para usufruir do serviço das bibliotecas de praia não é necessário estar inscrito na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, do Município de Esposende. Contudo, os que estão inscritos podem, através da sua área de leitor do catálogo online, aceder à plataforma https://www.pressreader.com/ de forma gratuita, permitindo o acesso a mais de 7 000 publicações de todo o mundo.
O serviço das bibliotecas de praia permite que o leitor possa optar por ler na esplanada, num espaço aprazível e cómodo, na praia ou até fazer requisição domiciliária, dispensando, deste modo, a deslocação à Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.
As bibliotecas de praia dispõem também de um espaço próprio para crianças, apetrechado com almofadas que convidam à leitura, ao desenho ou ao jogo. Com o objectivo de fomentar actividades em grupo, entre família e/ou amigos, são disponibilizados jogos de tabuleiro para várias idades.
“Com uma frequência média anual de 15 mil utilizadores, o projecto das bibliotecas de praia está consolidado no território concelhio, sendo bastante apreciado e elogiado tanto pelos residentes que aqui encontram uma extensão da Biblioteca Municipal, durante o período de Verão, como pelos visitantes que escolhem Esposende como destino balnear”, refere o comunicado.
Esta iniciativa é totalmente suportada pelo município e conta, ao nível dos recursos humanos, com a colaboração dos bolseiros, no âmbito do serviço cívico/comunitário que prestam, ao abrigo da atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.
[email protected]