A freguesia de S. Vicente do Bico, Amares, vai inaugurar este Verão o nicho das ‘Duas Devoções – Santiago e S. Bento’. Depois de assegurada a construção da casa mortuária, obra em curso, este será um projeto que vai «orgulhar» Bico e colocar a freguesia como referência da região, «que pode levar Bico para o exterior».
A sua instalação está a decorrer e agrega as vontades da Junta, um particular e a Câmara. «Estamos a desenvolver um projeto “de referência”, o caminho medieval do Mosteiro de Santo André, que chega aos “quatro caminhos», avança Fernando Soares, o presidente da junta do Bico.
Chama-se o local de entroncamento das ‘Duas Devoções – Santiago e S. Bento’. «Vamos tentar criar ali um parque com bancos e bebedouro, um espaço de convívio, meditação, lazer e descanso para os peregrinos e visitantes», revela Fernando Soares.
E acrescenta: «vai incluir uma escultura de um artista vilaverdense, o Maciel Cardeira, em honra a S. Bento. Vai dignificar mais a freguesia de Bico, porque vai atrair muita gente a um local que se pode tornar o nosso ex-libris».
O projeto já está em andamento e pode ser inaugurado durante o mês de Agosto».
Vai comportar um investimento tripartido (Junta, Câmara e um particular), que ascende aos «20 mil euros. O espaço é público, mas, na altura, uma senhora, que tinha uma promessa a S. Bento, sabendo do nosso projeto, quis juntar-se. Eu gosto do nome ‘Duas Devoções’, um local de unificação e paz».