Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
Bienal da Arte e Tecnologia INDEX na programação do Theatro Circo para Maio

Maio no Theatro Circo inicia Aldina Duarte apresentando o seu mais recente disco, Metade-Metade. Na sexta-feira, dia 3 às 21:30, a nova linguagem poética e temática da fadista, num disco escrito pela rapper Capicua, é apresentada a público na Sala Principal.

No dia 4 de maio, sábado, às 11:00 e às 15:00, o Nuvens sobrevoa até ao Theatro Circo com um espetáculo dedicado aos mais novos, onde serão exploradas as nuvens, os seus mistérios e peculiaridades, numa criação de Joana Araújo, Maria Mónica e Ricardo Baptista.

No dia 4 de maio, sábado, às 11:00 e às 15:00, o Nuvens sobrevoa até ao Theatro Circo com um espetáculo dedicado aos mais novos, onde serão exploradas as nuvens, os seus mistérios e peculiaridades, numa criação de Joana Araújo, Maria Mónica e Ricardo Baptista.

O ciclo Contexto, com curadoria e moderação de Andreia Garcia, está de volta a 4 de maio, sábado, com Mariana Tengner Barros, que apresentou THRESHOLD em março no Theatro Circo, e a atriz Carolina Amaral. Com a palavra matriz como mote, será discutido o lugar da mulher na arte, o lugar de fala, a invisibilidade e cartografias do gesto e da criação.

Com uma vasta experiência a pisar o palco da Sala Principal, os Capitão Fausto estão de volta ao Theatro Circo no dia 4 maio, sábado, às 21:30. Subida Infinita, o quinto álbum dos lisboetas, apresenta-se como o último da banda em quinteto, agora com a saída de Francisco Ferreira, teclista desde a formação.

Entre os dias 9 e 19 de maio, o Theatro Circo será palco para vários espetáculos da componente expositiva da 2a edição da bienal INDEX.

Ryoji Ikeda abre as hostilidades no dia 9 com a estreia em Portugal de ultratronics [live set], onde se cruzam dois universos de expressão do artista japonês – a música eletrónica e a arte digital. Lawrence Abu Hamdan apresenta, no dia 10 de maio, Air Pressure, uma conferência-performance resultante do registo, entre maio de 2020 e maio de 2021, de um diário do céu de Beirute, onde captou mais de 400 ações de caças e veículos não tripulados israelitas.

No dia 11, sábado, SYNSPECIES, projeto audiovisual criado pelo designer e músico espanhol Elías Merino e pelo artista media esloveno Tadej Droljc, apresenta ASBU, uma viagem no tempo e no espaço partindo de um mito cosmogónico que tenta explicar a formação do universo a partir de uma narrativa audiovisual.

No segundo fim de semana da bienal, no dia 17, o espetáculo ODE ao INDEX é apresentado no pequeno auditório. A ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, este ano sob direção de Rui Souza, tem proporcionado a músicos e não músicos de Braga um local de encontro e partilha em torno da exploração sonora. Apresentam-se, nesta data, com visuais de alunos da

Berklee College of Music – Campus de Valência.

Além da componente performativa, o Salão Nobre do Theatro Circo receberá também exposições INDEX entre os dias 9 e 19: Empire’s Island, de Jonas Staal, e 45th Parallel e Rubber Coated Steel do vencedor de Turner Prize, Lawrence Abu Hamdan.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Teatro Nacional São João regressa ao Theatro Circo com a peça Fado Alexandrino, do escritor António Lobo Antunes, com encenação e dramaturgia de Nuno Cardoso. Cinco personagens, militares que regressaram da guerra em África dez anos antes, juntam-se num jantar, um encontro de reflexões sobre um fim e o seu luto, uma espécie de Última Ceia.

Em Conversas com Artistas, convidamos artistas que passam pelo Theatro Circo para conversarem sobre o seu trabalho, os seus processos criativos e a importância da sua atividade em nós, público e em nós, instituição. No dia 25 de maio, sábado, às 11:00, o encenador e diretor artístico do Teatro Nacional São João, Nuno Cardoso, fala com Sérgio Guimarães de Sousa, especialista na obra de António Lobo Antunes, sobre Fado Alexandrino.

No último espetáculo do mês, celebramos mais uma sessão de Contraponto, ciclo dedicado à composição dos séculos XX e XXI. No dia 31 de maio, sob a direção do maestro Jan Wierzba, a Sinfonietta de Braga leva a palco um espetáculo que destaca a riqueza e diversidade da escrita para cordas com composições de Kaija Saariaho, Grażyna Bacewicz, György Ligeti e Arvo Pärt.

Os bilhetes para os espetáculos disponíveis no Theatro Circo, locais habituais e online em https://www.bol.pt.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS