Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
TERRAS DE BOURO

TERRAS DE BOURO -
Bloco de Esquerda quer medidas de acalmia de tráfego na Mata de Albergaria

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a circulação automóvel na Mata de Albergaria, no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), e quer conhecer as medidas do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a acalmia do trânsito naquele local.

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados do Bloco de Esquerda eleitos pelo círculo de Braga, José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, referem que «no âmbito do Projecto 4 – Ordenamento e sustentabilidade da Zona de Protecção Total da Mata de Albergaria – do Plano-Piloto de prevenção de incêndios florestais e de valorização e recuperação de habitats naturais no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o ICNF entendeu necessário proceder à pavimentação da totalidade da estrada florestal entre Leonte e a Portela do Homem».

Segundo os deputados, «apesar dos objetivos desse projeto serem a gestão e ordenamento da visitação massiva sazonal, a promoção de transportes alternativos e fruição do espaço natural e a promoção da adopção de uma conduta responsável de visitação, a obra visou essencialmente a repavimentação da via».

«Não se conhece o desenvolvimento de qualquer alternativa de transporte público colectivo, pelo que aquele troço é massivamente utilizado por veículos privados. Atendendo às condições da via, alargada e com alcatrão novo, a velocidade máxima permitida para o local, já por si muito elevada (40km/h), é muitas vezes ultrapassada. Também não há qualquer sinalização especial para alertar os visitantes para as características e sensibilidade do local», afirmam.

Os bloquistas alegam que «este ano, atendendo ao aumento do turismo na região, o número de veículos a percorrer aquele troço cresceu significativamente», pelo que «o excesso de circulação automóvel, e o não cumprimento dos limites de velocidade, tem provocado a morte de animais por atropelamento».

Os deputados salientam que «a protecção deste tão importante património natural exige a adopção de medidas urgentes de desencorajamento do tráfego automóvel e de limitação da velocidade de circulação» e, por isso, pretendem que o Ministério do Ambiente e da Acção Climática esclareça se foi realizado algum estudo sobre a capacidade de carga da Mata de Albergaria (pessoas e automóveis) e que medidas de acalmia de tráfego estão previstas para o local.

A Mata de Albergaria, no concelho de Terras de Bouro, é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), constituída principalmente por um carvalhal secular. Inclui, também, um troço da via romana – Geira – com ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de miliários, um dos mais importantes da Península Ibérica.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS