Braga é o primeiro município de país a aderir ao PSLifestyle, uma ferramenta desenvolvida pela DECO que permite calcular a pegada de carbono dos cidadãos. Trata-se de um teste gratuito e intuitivo sobre os estilos de vida, que ajuda a população a adoptar hábitos de consumo positivos e sustentáveis.
Através de QRCodes, que serão disponibilizados em vários espaços da cidade, é possível aceder a um conjunto de informações personalizadas sobre as escolhas de estilo de vida que impactam a pegada de carbono de cada cidadão.
Na apresentação da iniciativa, realizada esta Quinta-feira, na Quinta Pedagógica de Braga, o vereador do Ambiente, Altino Bessa, destacou que o PSLifestyle se enquadra nas políticas ambientais que têm vindo a ser implementadas pela autarquia.
“Este é mais um passo importante em direcção a um futuro mais sustentável e consciente que começa em Braga, mas que será certamente replicado por todo o país”, assinalou.
Já André Regueiro, coordenador da DECO Regiões, deu conta dos benefícios desta nova ferramenta, desde logo “!a promoção de uma agenda verde e o reforço do compromisso da Câmara Municipal com a sustentabilidade ambiental”. A iniciativa permite ainda a obtenção de dados para o relatório de sustentabilidade, constituindo-se como “uma ferramenta de educação ambiental”.
Segundo este responsável, o PSLifestyle permite a avaliação da pegada carbónica individual em quatro categorias: casa, transporte, alimentação e compras. Os resultados do teste permitem ao consumidor construir o seu plano pessoal e concluir como as suas acções diárias podem ter um impacte positivo no planeta e na sua vida.