Até ao próximo dia 18 de Novembro, Braga celebra a ilustração, o livro e a literatura com mais uma edição do “Braga em Risco – Encontro de Ilustração de Braga”. «Mais de 70 artistas nacionais e internacionais, mais de 80 oficinas de ilustração e 20 exposições individuais e colectivas integram o programa desta 6.ª edição que, este ano, celebra também o centenário de Maria Ondina Braga e de José Saramago».
Do circuito inaugural, realizado este sábado, 5 de Novembro, destaque para a abertura da exposição colectiva “Braga 22×22 – Ondina Ilustrada”, patente ao público na Casa dos Crivos. A mostra é composta por 22 trabalhos que se desdobram em 22 narrativas visuais para mostrar a autora bracarense de forma inédita, a partir do livro “O jantar chinês e outros contos”.
Na abertura do “Braga em Risco”, o vereador Altino Bessa lembrou que o Braga em Risco tem vindo a «conquistar espaço e protagonismo a nível nacional, promovendo não só a ilustração para a infância, como também a literatura infantil».
«Em seis anos, Braga afirmou-se como cidade de ilustração e criatividade», frisou Altino Bessa.
Já Pedro Seromenho, curador do Braga em Risco, lembrou que Braga vai «viver 14 dias dedicados à arte e à cultura, com actividades que desafiam o público a dar asas à criatividade e imaginação, e onde as letras, cores e riscos ganham espaço, cativam, reflectem sentimentos, emoções e sensações».
Seromenho salientou, ainda, que a mais-valia deste encontro é «trazer a ilustração e o livro para a rua e fazer com que ambos façam parte da nossa vida».
A programação do Braga em Risco está disponível em https://bragaemrisco.pt