A Câmara Municipal de Braga atribuiu uma bolsa aos dois primeiros classificados dos Prémios ITBraga – Investigação, Inovação e Território, que têm como objectivo estudar, avaliar e implementar soluções e sistemas inovadores, necessários ao desenvolvimento sustentável.
Promovida pela autarquia bracarense, esta iniciativa tem ainda como objectivo a promoção da investigação e a transferência do conhecimento produzido nas universidades, politécnicos, centros de investigação e nas empresas para o território, contribuindo para aumentar a qualidade de vida urbana e, consequentemente, o bem-estar dos cidadãos.
De entre as 10 propostas apresentadas, o júri deliberou atribuir o 1.º lugar ao projecto ‘Braga In Time: Mobilidade(s) e Transporte(s) em Braga. Necessidades e estratégias de Mudança’, da autoria de Márcia Patrícia Barbosa da Silva, sob orientação da professora Emília Araújo, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Em segundo lugar ficou o projecto ‘Construir a mediação. Mapeamento das relações visuais de suporte para uma interpretação da paisagem entre Braga e o Cávado’, de Sandra da Mouta Brito, sob orientação de Marta Labastida (FAUP) e de Helena Abreu de Carvalho (ICSUM).
Recorde-se que o ITBraga tem como objectivo estudar, avaliar e implementar soluções, processos, serviços e sistemas inovadores, necessários ao desenvolvimento sustentável, inclusivo e inteligente e materializa-se na atribuição de apoios por parte do município, no sentido do estimular a investigação, inovação e a territorialização do conhecimento produzido em prol do desenvolvimento urbano.