A Câmara de Braga preparou um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável que visa garantir uma “mudança organizacional estratégica” por via da institucionalização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), difundir a Agenda 2030 pelo universo municipal, anunciou este domingo a autarquia.
O documento é analisado em reunião do Executivo Municipal, esta segunda-feira, pelas 09h30, no edifício gnration.
Em comunicado, a Câmara, presidida pelo social-democrata Ricardo Rio, refere que o objectivo é “envolver a população para esta política global; e colocar o município de Braga na vanguarda das políticas de futuro e das boas práticas internacionais”.
O documento prevê implementar 10 medidas nos próximos anos de forma a que “o universo municipal esteja munido com as melhores ferramentas para concretizar os ODS em 2030” e o Plano “surge da necessidade de diferentes acções multinível”.
O comunicado refere que, segundo as estimativas da OCDE- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, 65% das 169 metas dos 17 ODS não podem ser alcançadas sem a participação dos órgãos de poder local e regional ou a coordenação com os mesmos.
“É a nível local que podemos potenciar a implementação dos ODS. Cabe aos municípios e aos governos locais um papel central na resposta à sua concretização pelo conhecimento profundo do contexto das populações, proximidade com as pessoas e capacidade de envolver e mobilizar agentes locais, mas sobretudo pela legitimidade de acção institucional”, afirma o presidente da autarquia, citado no comunicado à imprensa.
“Este Plano vem institucionalizar os princípios da sustentabilidade em todas as nossas actividades, alinhando Braga com as orientações políticas públicas para a próxima década focadas na inovação e conhecimento”, refere Ricardo Rio.