‘Dance in Perpetuity’. Assim se chama o espectáculo de celebração do 650.º aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa que a Praça Municipal em Braga recebe, a partir das 17h30, de 9 de Julho.
Jovens dançarinos de seis escolas bracarenses de dança têm vindo a ensaiar com uma equipa criativa internacional reunida pelo English National Ballet, que culmina numa apresentação comemorativa, na qual os membros da plateia são encorajados também a participar, bastando para tal o registo em https://bit.ly/3ybEdN5
Realiza-se ainda um ensaio para todos os interessados em aprender o tema da celebração, na semana que se inicia a 4 de Julho. Estão igualmente disponíveis tutoriais em https://bit.ly/3N8Nj1u
O objectivo principal é incentivar o diálogo intercultural, desenvolver as habilidades, a confiança, a criatividade e a cooperação dos participantes, além de promover a amizade e colaboração entre culturas.
A iniciativa, que resulta da colaboração entre o English National Ballet e o Portugal-UK 650, com o apoio da Câmara, conta com bailarinos da Academia Braga Dança, Arte Total, Ent´artes – Escola de Dança, Escola de Ballet do Colégio Dom Diogo de Sousa, Backstage – Escola de Dança e Artes Performativas, e Bracara Team.
A ALIANÇA
O início da formalização da Aliança Luso Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países, ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde em 10 de Julho de 1372. A concretização da aliança ocorreu no ano seguinte, com a assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo em Londres, em 16 de Junho de 1373, pelo Rei Eduardo III da Inglaterra e o Rei D. Fernando e a Rainha D. Leonor de Portugal.
Esta aliança – mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor – foi renovada no Tratado de Windsor de 1386 e por outros sucessivos tratados ao longo dos séculos.