A Câmara de Braga anunciou, esta segunda-feira, que já estão concluídas as obras de requalificação da Variante da Encosta, que incluíram a inserção da rede pedonal e ciclável, no eixo Avenida João II – Avenida Alfredo Barros.
“Existem agora condições ótimas de circulação para peões com a criação de novas passadeiras, reformulação de rotundas e adoção de medidas de acalmia de tráfego com vista à humanização do espaço público e promoção de modos suaves, encontrando-se repostas as condições de segurança para circulação de bicicletas”, refere a autarquia.
Segundo o município, “contam-se sete quilómetros de ciclovia com ligação à Universidade do Minho, proteção de ciclovia nas intersecções, 20.000 metros quadrados de percursos pedonais acessíveis, redução de velocidade de circulação, 61 travessias seguras e acessíveis, reforço de iluminação e repavimentação integral, a que se somam aos cerca de dois quilómetros já existentes na Avenida António Palha e Rua Roberto Mariz, formando uma extensão de rede coerente”.
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, estão “criadas as condições necessárias para uma deslocação com qualidade, seja qual for o modo escolhido”. O autarca realizou recentemente uma visita ao local, acompanhado pela vereadora das Obras Municipais, Olga Pereira, e pelo presidente da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, Pinto de Matos.