Para efectuar a recolha e o transporte de animais acidentados -
Braga conta com viatura de emergência médico-veterinária 24 horas por dia

A Câmara de Braga dispõe, desde sexta-feira, de uma viatura de emergência médico-veterinária para efectuar a recolha e o transporte de animais acidentados. A viatura está sob a responsabilidade dos Bombeiros Sapadores, que receberam formação específica para o efeito, e funciona 24 horas por dia.

O serviço é prestado em articulação com as autoridades policiais, a AGERE/Centro de Recolha Oficial (CRO), a médica veterinária do município e dois hospitais veterinários do concelho que tratam os animais feridos.

PUBLICIDADE

Segundo Ricardo Rio, esta “é mais uma medida que se enquadra nas políticas de protecção animal que têm vindo a ser implementadas pelo município.

“Braga tem, actualmente, um Centro de Recolha exemplar e que tem como principal preocupação o bem-estar dos animais. Ao longo dos últimos anos temos vindo a realizar diversas intervenções no CRO, dotando-o de maiores e melhores condições para o acolhimento dos animais errantes”, referiu o presidente da Câmara, durante a cerimónia de apresentação da viatura.

Recorde-se que, em Abril passado, a autarquia celebrou um protocolo de colaboração que visa a implementação do Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco. Entre as medidas previstas está a atribuição do cheque-veterinário a famílias carenciadas do concelho ou a quem adoptar um animal de companhia no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga.

A juntar a este programa, a autarquia está ainda a implementar o projecto de Captura, Esterilização e Devolução dos animais (CED) que está a ser desenvolvido em parceria com associações devidamente acreditadas para acompanhar animais.

com Fernando Gualtieri (CP 1200)

[email protected]