Dar a conhecer as oportunidades de investimento entre Portugal e a Argentina foi o objectivo da conferência que decorreu esta quinta-feira, em Braga, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o município a cidade argentina de Villa María, na Argentina, que, juntamente com o Assunção, no Paraguai, estão a trabalhar num projecto de cooperação sobre desenvolvimento sustentável seleccionado para financiamento no âmbito dos Subsídios para Ações Externas da União Europeia.
Na abertura da conferência, o presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, Ricardo Rio, realçou a aposta que o município de Braga tem feito na internacionalização da cidade, “não apenas no sentido de atrair investimento estrangeiro para Braga, como também para dar a oportunidade às empresas e agentes locais de estabelecer novas parcerias e projectos com diversos países”.
“Estamos fortemente empenhados em construir uma relação duradoura com diversos países e agentes económicos, no sentido de colocar Braga no radar do investimento internacional”, acrescentou o autarca, referindo que o concelho tem actualmente uma “economia de futuro, assente na inovação, no capital humano e no conhecimento”.
Na sessão, que contou com a presença do intendente de Villa Maria, Martín Gill, e do Conselheiro da Embaixada da Argentina em Portugal, Ricardo Rio considerou que existem oportunidades de investimento e de trocas comerciais recíprocas que podem ser aproveitadas pelas duas partes.
“Os portugueses têm uma relação tradicionalmente muito forte com o Brasil. Mas toda a América Latina é actualmente um dos espaços geográficos com maior dinamismo e maior potencial económico. Sabemos que a Argentina tem enfrentado inúmeras dificuldades, mas é um país com grandes perspectivas de futuro”, frisou.
DESENVOLVIMENTO INTEGRADO
Esta sexta-feira Braga recebe a visita de uma delegação das cidades de Villa María e Assunção (Paraguai), no âmbito promoção do desenvolvimento urbano integrado, inclusivo, resiliente e ecológico Villa María e sua região.
Recorde-se que Villa María e Assunção, estão a trabalhar num projecto de cooperação sobre desenvolvimento sustentável seleccionado para financiamento no âmbito dos Subsídios para Ações Externas da União Europeia.
O projecto, intitulado ‘Rumo a um Desenvolvimento Sustentável’, foi seleccionado para financiamento no âmbito dos Subsídios para Ações Externas da União Europeia, sendo liderado por esta cidade argentina e integrando também a capital do Paraguai, além de Braga.
Ao longo desta semana, esta delegação teve a oportunidade de visitar os diversos serviços e empresas municipais, assim como os principais agentes da Região, nomeadamente a Universidade do Minho, o INL, e a Associação Empresarial de Braga.