BRAGA

BRAGA -
Braga distinguida como líder no combate às alterações climáticas em ranking de cidades de todo o mundo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Braga foi reconhecida pela organização sem fins lucrativos “Carbon Disclosure Project” (CDP) como uma das 95 cidades em todo o mundo que está a assumir a liderança em termos ambientais. A lista, divulgada esta quinta-feira, 18 de Novembro, inclui duas cidades portuguesas – Braga e Porto – e 24 Cidades europeias com pontuação “A”, a mais elevada do ranking.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a cidade está «na linha da frente» na resposta aos desafios climáticos. 

«Este é um tema que encaramos como absolutamente prioritário. É fundamental traçar estratégias a nível ambiental e agir de modo rápido e eficaz para evitar, no futuro próximo, problemas graves que ponham em risco as comunidades», refere.

PUBLICIDADE

“CARBON DISCLOSURE PROJECT”

Este projecto da CDP pretende «encorajar e apoiar as cidades a reforçarem a sua acção e ambição climáticas». Para obter a pontuação “A”, as Cidades necessitam de possuir um inventário de emissões, ter definidos objectivos de redução das emissões e de energias renováveis para o futuro, ter um plano de acção climática publicado e uma avaliação completa de riscos e vulnerabilidades.

Assim, as 95 Cidades distinguidas, com uma população combinada de 108 milhões de pessoas, apresentam «acções climáticas urgentes e com impacto, desde os objectivos ambiciosos de redução das emissões até à criação de resiliência contra as alterações climáticas, mostrando que a mudança é possível a nível global e em Cidades com diferentes realidades climáticas, sociais e económicas».

A Lista completa de cidades “A” em 2021 pode ser consultada em: https://www.cdp.net/en/cities/cities-scores.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE