“Estamos satisfeitos com os resultados alcançados”. É desta forma que António Barroso, resumiu, esta sexta-feira a participação de Braga na 33.ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, promovida pela Fundação AIP.
“Fizemos centenas de contactos com operadores, jornalistas e responsáveis internacionais, que permitirão nos próximos anos incrementar ainda mais o movimento turístico de Braga”, refere o representante na página oficial da Câmara Municipal de Braga.
O responsável autárquico aproveita também para destacar “a diversidade de agentes bracarenses deste sector que proporcionaram a existência de pontos de divulgação do que Braga tem de melhor em todos os pavilhões da BTL e para quem disponibilizamos o espaço de Braga, pois o trabalho em rede é fundamental e decisivo para alcançar o sucesso”.
O espaço próprio dedicado ao concelho bracarense, integrado na Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, foi visitado pelo Presidente da República, entre outras individualidades como Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Luís Montenegro, presidente do PSD, ou Eduardo Miranda, ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal.
OFERTA VARIADA
A agenda geral de eventos, o roteiro familiar, a campanha ‘Taste Braga’ em parceria com a Associação Empresarial de Braga – de promoção das iniciativas gastronómicas -, os grandes eventos como a ‘Semana Santa’, ‘Braga Romana’, ‘São João’, ‘Noite Branca’, ‘Braga é Natal’, incluindo o ‘Presépio Vivo de Priscos’, a distinta e rica oferta cultural do Theatro Circo e do GNRation, assim como eventos desportivos e a agenda eventos e feiras do Altice Forum Braga, o distinto património, os espaços naturais, o comércio e a animação nocturna, aliados a uma grande e qualificada disponibilidade hoteleira e uma localização estratégica no contexto do noroeste peninsular, foram também motivo de promoção.
“Braga destacou-se pelo facto de possuir uma oferta variada de serviços, em que vários ‘players’ do turismo que operam no concelho se fizeram representar juntamente com o Município, com o intuito de apresentar os seus produtos e experiências mais inovadoras, em linha com as tendências de procura turística actuais e que se traduzem num valor acrescentado para o território” afirma António Barroso.
AMAR O MINHO
Um dos momentos mais marcantes teve lugar no stand ‘Amar o Minho’, do consórcio Minho Inovação, que representa as três Comunidades Intermunicipais e os 24 municípios do Minho, no qual o município de Braga efectuou uma degustação de produtos regionais, com a doçaria tradicional em evidência, tendo sido oferecida uma experiência gastronómica com Pudim Abade de Priscos, ‘Sameirinhos’ e ‘Fidalguinhos’, harmonizados com cerveja artesanal minhota.
Em articulação com a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, Braga também marcou presença no seu espaço próprio, onde teve a oportunidade de estreitar laços de cooperação com esta entidade que dinamiza as vias de peregrinação portuguesas e o património, material e imaterial, com o qual o peregrino contacta enquanto caminha pelo nosso país. Foram mais momentos de divulgação e promoção de Braga, neste particular no âmbito das rotas jacobeias, mas focando a relevância de iniciar o Caminho em Braga em direcção à cidade irmã de Santiago de Compostela.
BTL EM NÚMEROS
Esta edição da BTL mais de 1.400 expositores entre agências de viagem, operadores turísticos, hotelaria, transportes, organismos oficiais nacionais e internacionais, jornalistas e bloggers, de mais de 40 países que ocuparam uma área de 45.000 m2 de exposição.
A BTL recebeu este ano mais de 63 mil visitantes, o que corresponde a um aumento de 38% face à edição do ano passado.
A organização sublinha que o aumento reflecte um crescimento de 26% nos visitantes profissionais e 59,5% no público.