A Câmara de Braga lançou concursos públicos para a execução das praias fluviais do Cavadinho, na freguesia de Crespos, e de Navarra. O presidente do Município, Ricardo Rio disse ao JN, que, “com um investimento de um milhão de euros, é dado mais um passo para a qualificação das margens do Cávado e para uma rede de praias fluviais”.
“Braga vai ganhar mais duas praias, com todas as infraestruturas, para conforto e segurança dos utilizadores”, salienta.
As duas praias vão “diluir a pressão que existe sobre a Praia Fluvial de Adaúfe que anualmente atrai muitos milhares de veraneantes”.
Ricardo Rio, lembra que as praias têm como mais-valias a qualidade da água, a segurança, a existência de informação e educação ambiental, a gestão ambiental e equipamentos de apoio.
Depois do processo de cedência dos terrenos junto às margens do rio, ocorrida em agosto, o Município avança com a praia do Cavadinho, uma obra orçada em 437 mil euros e com prazo de execução de dez meses; incide em dois espaços: um primeiro, a uma cota mais elevada; e o segundo junto às margens do rio.
O projeto inclui um parque de estacionamento, a renovação do caminho de acesso ao rio com a reconstrução dos muros; a articulação com o canal da Ecovia do Cávado, a criação de um parque de merendas e de um bar/equipamento de apoio.
Já na Praia Fluvial de Navarra, a intervenção custa 451 mil, englobando um parque de estacionamento; acessos e fruição da margem; e a construção de um bar/equipamento de apoio.