BRAGA

BRAGA -
Braga inaugura monumento a D. Diogo de Sousa, o arcebispo que abriu a cidade ao mundo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

‘Porta Aberta’ é a designação do monumento evocativo ao Arcebispo D. Diogo de Sousa que foi inaugurado este sábado no cruzamento entre as ruas dos Capelistas e de Dr. Justino Cruz. O monumento, que resulta do concurso de ideias lançado pelo município de Braga, homenageia a figura mais importante do urbanismo bracarense que, com a sua visão estratégica, abriu Braga ao mundo.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considerou que o monumento constitui um “acto de justiça” para com esta figura da Igreja que deixou marcas profundas na cidade.

“Braga é conhecida como a Cidade dos Arcebispos e a eles deve, ao longo da sua história, muitos dos impulsos para se tornar uma cidade pujante na região onde se insere, a crescer em projectos inovadores na área da educação, da valorização patrimonial e do ordenamento urbanístico”, salientou o autarca, na cerimónia que contou com a presença do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

Ricardo Rio lembrou que o Executivo municipal “tem procurado reforçar a estatuária da cidade com base no contributo de figuras de proa da sociedade bracarense”, como aconteceu já com Salgado Zenha, D. Frei Bartolomeu dos Mártires e com o Imperador César Augusto, fundador de Braga.

Já para Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo e Património, não é possível compreender a história da cidade sem conhecer a obra mecenática do Arcebispo D. Diogo de Sousa. 

“Ainda hoje o fundamental dos espaços públicos do centro histórico de Braga tem a sua marca. O relevo da sua obra é tão importante no plano civil como no religioso. Há uma Braga antes e uma depois de D. Diogo de Sousa. Com D. Diogo de Sousa Braga abriu-se ao mundo, modernizou-se no domínio urbano, da economia (rede de mercados), na assistência e na saúde, no ensino lançando as bases dos Estudos Gerais de Braga e na reforma da igreja”, salientou o vereador, frisando o facto de a inauguração acontecer na data em que se assinala a morte do prelado.

A peça com 7m x 2m em estrutura metálica forrada a chapa de bronze é da autoria da Sequeira Arquitectos Associados, que conquistou o primeiro prémio no concurso de ideias lançado pelo município.

D. Diogo de Sousa (1461 – 1532) foi Arcebispo de Braga durante 27 anos, considerado como um dos mais importantes promotores da história da Braga e o “novo fundador” desta cidade, pela sua actividade pastoral, cultural, humanismo cívico e pela sua veia urbanística. Uma personalidade de relevo, com interesse para a história da Igreja e para a história das ideias religiosas, sociopolíticas, pedagógicas e artísticas desta época. É considerado um humanista e uma das figuras mais notáveis e um dos mais ilustres homens da Igreja portuguesa da sua época, um nome maior da cidade de Braga.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS