Braga marcou presença, em stand próprio, na edição 2023 da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que encerrou este domingo, reforçando as acções de promoção realizadas no stand do Turismo de Portugal. O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, visitou o espaço bracarense.
Segundo António Barroso, da Câmara Municipal de Braga, esta presença” visou a apresentação de toda a riqueza atractiva e turística do concelho, com especial ênfase nos grandes eventos, na reconhecida gastronomia, no vasto património, no distinto comércio e as várias iniciativas desportivas e culturais, sem esquecer os múltiplos equipamentos para acolher quem visita” o concelho.
Barroso, realçou, este domingo, a importância de marcar presença em certames desta dimensão, “não só pela possibilidade de ali se poder mostrar toda a oferta turística, mas também pelos contactos directos com diversos operadores turísticos, imprensa, empresas e entidades internacionais do sector, reforçando o potencial turístico de Braga”.
Para o responsável, esta foi mais uma oportunidade para “reforçar a notoriedade” e procura de parceiros para incrementar as iniciativas desenvolvidas em Braga com os parceiros públicos e privados.
“Promovermos os nossos principais activos turísticos em estreita ligação com Associação Empresarial de Braga (AEB), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte e com a Associação de Turismo do Porto e Norte, é algo que pretendemos continuar a fazer em certames desta natureza e noutros fóruns internacionais, para prosseguirmos e intensificarmos a nossa estratégia de afirmação internacional de Braga e do Minho como um dos melhores destinos turísticos”, referiu.
Em representação da Associação Empresarial de Braga, Rui Marques defendeu que “participar na FITUR é revelador da ambição e do potencial turístico” da cidade e destacou a importância de a promoção internacional do Concelho “ser efectuada em estreita colaboração entre a Câmara Municipal, a Associação Empresarial e os principais agentes turísticos que operam em Braga”.
Durante este certame realizaram-se várias reuniões de trabalho no espaço de Braga quer pelos responsáveis da CMB e da AEB quer pelos técnicos da autarquia bem como pelos empresários bracarenses que puderam usufruir do espaço para impulsionar os seus negócios e trocar experiências com outras empresas de todo o mundo que marcaram presença na FITUR.
Segundo o director geral da AEB, “a capacidade agregadora que o município tem demonstrado na definição e implementação da estratégia de promoção turística de Braga, valorizando a participação e envolvimento dos parceiros privados, constitui uma enorme mais-valia que potenciará a competitividade da oferta turística”.
PROMOVER MARCA BRAGA
A FITUR é o evento que inaugura o circuito internacional de feiras de promoção turística ligada ao mundo das viagens, que permite contactos comerciais e onde se pode tomar contacto com as novas tendências do mercado turístico internacional.
Esta edição da FITUR foi o ponto de encontro global para profissionais de turismo e, sendo uma das maiores feiras do mundo, é a principal para os mercados receptores e emissores da Ibero-américa. Esta 43ª edição, contou com mais de 150.000 visitantes de todo o mundo, incluindo 82.000 profissionais do sector, com um total de 8.500 empresas e entidades de 131 países e regiões de todo o globo, incluindo mais de 7.200 jornalistas e bloggers.
A inauguração contou uma vez mais com a presença dos Reis de Espanha.
A FITUR foi também oportunidade para encontros de trabalho com os presidentes dos turismos do Norte e do Centro de Portugal, com o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e também com Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, o que revela a importância que atribuem a Braga e ao trabalho desenvolvido.
Com a participação na FITUR 2023, Braga dá início à concretização da estratégia para 2023 de promoção internacional da marca Braga junto de mercados com elevado potencial, promovendo assim os seus activos turísticos.
No primeiro trimestre de 2023 seguem-se as presenças na Navartur em Pamplona; Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL); Salon Tourism Lyon; B- Travel em Barcelona e Salon Mondial de Tourism de Paris.
LEGENDA: António Barroso oferece material promocional ao secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda