BRAGA - Braga integra projecto transfronteiriço para criação de emprego de qualidade

BRAGA -
Braga integra projecto transfronteiriço para criação de emprego de qualidade

A Câmara de Braga apresentou, esta sexta-feira, o projecto GEMCAT – Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriço com o qual se pretende estimular a criação e manutenção de emprego de qualidade, no âmbito da Inclusão de Responsabilidade Social e Empresarial (RSE) nas PME’s.

Segundo Ricardo Rio, presidente da autarquia, o objectivo do projecto passa por encontrar “boas práticas de estímulo à geração de emprego de qualidade no território transfronteiriço do Norte de Portugal e Espanha”.

“Com a participação neste projecto queremos não apenas dar a conhecer o que já existe em matéria de responsabilidade social empresarial, mas estender esta realidade para o máximo de empresas possível”, salientou Rio, destacando o “compromisso que Braga e as suas empresas têm vindo a assumir nesta área”.

PUBLICIDADE

PROGRAMA RSE

O Programa de Inclusão de RSE tem como objectivo dar a conhecer e apoiar a implementação de medidas de igualdade de oportunidades a favor da conciliação trabalho-família, bem como incentivar as PME’s a assumirem uma postura social, ambiental e económica mais responsável, concorrendo, deste modo, para a melhoria da competitividade das regiões em que se inserem e da qualidade de vida do emprego.

O projecto, financiado pelo Interreg, inclui sete empresas, que se devem inscrever na página da internet da Câmara. Para fazer parte do grupo pioneiro, as empresas devem ser de Braga, do sector privado, e ter entre 10 e 250 colaboradores.

As empresas seleccionadas usufruem de mentoria que inclui um diagnóstico preliminar sobre a empresa e a construção de um plano de acção com medidas concretas a implementar e impulsionar no âmbito da RSE. No decurso do programa de mentoria, as empresas terão ainda a oportunidade de participar em sessões de partilha de Boas Práticas de RSE com outras empresas.

Com o objectivo de estimular a criação e manutenção de emprego de qualidade e, assim, construir um quadro de cooperação institucional de onde advenham resultados concretos e melhorias tangíveis no mercado de trabalho transfronteiriço entre Portugal e Espanha, através do intercâmbio conjunto de experiências, este projecto conta com a participação de parceiros da Euroregião Galiza – Norte de Portugal.

Para além de Braga participam na dinamização das actividades do GEMCAT a Comissão Intermunicipal do Alto Minho, a Universidade do Porto, a Consejeria da Educação e Emprego da Junta de Extremadura, a Consejería de Emprego da Junta de Castela e Leão e a Secretaria Geral de Emprego da Junta da Galiza, que actua como líder do projecto.