A Câmara de Braga deu início ao projeto “Prioridade Sénior”, uma iniciativa que, segundo a autarquia, “visa sensibilizar e apoiar a população com mais de 65 anos na adoção de práticas de segurança e prevenção”.
O projeto teve a sua sessão inaugural no GIS (Gabinete Integrado de Serviços de Saúde Mental), onde estiveram presentes a vereadora Olga Pereira e membros da Equipa de Proximidade e Apoio da Polícia Municipal.
Reconhecendo que o aumento da longevidade representa “uma das mais importantes conquistas da sociedade moderna, mas que também acarreta novos desafios”, a autarquia Bracarense, através da Polícia Municipal, desenhou este projeto “para informar e aconselhar os seniores sobre medidas de autoproteção tanto em espaços públicos como em casa e em transportes coletivos, ajudando a reduzir situações de risco”.
A vereadora Olga Pereira reforçou a importância deste projeto, sublinhando que “a segurança e o bem-estar dos seniores é uma prioridade”. “Queremos que sintam confiança para desfrutar da sua independência, sempre de forma segura e informada”, garantiu.
A iniciativa contempla ações práticas e de sensibilização em diversos pontos da cidade. Já estão agendadas outras atividades para o Centro Social de Ferreiros e o Lar Conde de Agrolongo, com o objetivo de expandir esta rede de apoio e informação.