A Câmara de Braga vai descentrar a atividade cultural por 18 freguesias ao longo deste ano, num total de perto de meia centena de espetáculos e outras iniciativas.
Trata-se da quarta edição do ‘Descentrar’, um programa que terá a primeira “etapa” já este sábado, na freguesia de Padim da Graça, com o trilho pedestre “Entre o Cávado e o Monte de São Filipe” e um concerto comentado com a soprano Marta Martins e a Orquestra Sinfonietta de Braga.
O objetivo é dar a conhecer o território, atraindo o público, através da promoção de espetáculos culturais únicos, com abordagens contemporâneas e novas criações artísticas.
Este ano, o “Descentrar” irá percorrer 18 freguesias do concelho, mais duas que no ano passado e mais onze do que na primeira edição, que aconteceu em 2021.
Um “crescente interesse” das juntas de freguesia em receber o programa, o que, segundo o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, “é uma prova do sucesso da iniciativa”.
“É muito gratificante perceber o interesse e a solicitação das juntas de freguesia para que o ‘Descentrar’ possa ir ao encontro dos territórios”, referiu o autarca.
Rio salientou que a cultura é “central” na estratégia do município mas não tem de acontecer sempre no centro da cidade.
“Temos por todo o território uma população ávida de participar em atividades culturais e é responsabilidade do município levar a cultura até cada uma das freguesias”, referiu.
Disse ainda que, com o ‘Descentrar’, o município tenta sempre associar uma dupla dimensão: levar os artistas para realizarem atividades e espetáculos nas freguesias e complementar o programa com visitas ao território, percursos pela natureza e visitas ao património, dando a conhecer “uma diversidade de ativos naturais e patrimoniais que são ainda desconhecidos dos bracarenses”.
Adaptado a cada local, o ‘Descentrar’ 2024 inclui na sua programação perto de meia centena de espetáculos, desde performances de novo circo e teatro até concertos de artistas emergentes no panorama musical português, passando por concertos de música clássica, erudita e fado.
Complementando a oferta, existem ainda oficinas de artes plásticas, visitas guiadas e trilhos pedestres.
Todas as iniciativas culturais incluídas na programação do ‘Descentrar’ são de entrada gratuita, sujeitas à capacidade dos espaços que as acolhem.