Braga, Viseu e Leiria são três cidades onde os habitantes estão mais satisfeitos com o local em que vivem, conclui um estudo da Deco Proteste publicado esta sexta-feira, que analisou 12 municípios portugueses. Viana do Castelo ocupa o 4.º lugar e lidera no capítulo da ‘Segurança e Criminalidade’.
Já as cidades com os piores resultados são Porto, Évora e Lisboa onde os habitantes estão menos satisfeitos e “encontram mais razões que os desagradam nos respectivos centros urbanos”.
O concelho de Braga lidera nos capítulos do ‘Emprego e Mercado de Trabalho’, ‘Educação’ e ‘Serviços de Saúde’. Ocupa o 2.º lugar no ‘Mercado de Habitação’ e ‘Cultura, Desporto e Lazer’. É a 3.º no ‘Custo de Vida’, 4.º na ‘Limpeza e Gestão de Resíduos’ e 6.º na ‘Mobilidade’, um sector em que a Câmara Municipal tem aposta forte.
VIANA A MAIS SEGURA
Viana do Castelo surge em 1.º lugar no capítulo da ‘Segurança e Criminalidade’. No que se refere à ‘Mobilidade’, ‘Educação’ e ‘Meio Ambiente e Poluição’ surge em 3.º.
No último estudo publicado pela Deco Proteste sobre a qualidade de vida nas cidades, em 2012, Viseu tinha já o índice mais elevado.
“Das dez vertentes avaliadas, o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos são as que têm maior impacto na qualidade de vida nas cidades. Viseu encontra-se acima da média nestes três critérios”, indica o estudo.
EFEITO COVID-19
No entanto, a pandemia reduziu a qualidade de vida em todas as 12 cidades. Enquanto nos anos anteriores este indicador se tinha mantido relativamente estável, “2020 veio piorar o cenário”, conclui.
O estudo analisa indicadores como a habitação, o custo de vida, o emprego e o mercado de trabalho, e conclui também que a pandemia veio piorar a qualidade de vida nas 12 localidades analisadas.
O inquérito da Deco Proteste foi realizado aos habitantes das 12 capitais de distrito com mais população: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.
No total, os resultados são baseados em 3.487 respostas válidas.