Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
Braga participa em encontro do Eixo Atlântico sobre política urbana

Olga Pereira, vereadora do município de Braga, esteve presente numa reunião do Eixo Atlântico em Viana do Castelo e moderou um debate relacionado com o tema do Novo Bauhaus Europeu, um conceito que abarca várias disciplinas para dar forma a um futuro sustentável e criar cidades mais humanizadas e pensadas para os cidadãos.

O debate insere-se num conjunto de encontros que o Eixo Atlântico organiza entre os responsáveis políticos e técnicos dos seus municípios e responsáveis da Comissão Europeia para que os dirigentes das suas entidades tenham informação directa sobre as políticas que a Europa pretende desenvolver e que instrumentos financeiros vão implementar em cada território.

A autarca bracarense realçou que estes encontros “são fundamentais para se pensar o futuro colectivo da euroregião no contexto da União Europeia”.

“O Novo Bauhaus Europeu representa para as cidades, no âmbito da sua transformação urbana, uma oportunidade de combinar sustentabilidade, estética e inclusão”, afirmou Olga Pereira, acrescentando que “é com agrado que vemos esta mudança de paradigma cultural que pode representar um novo tempo político, envolvendo uma alargada participação e transversalidade de áreas temáticas, susceptíveis de melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos.”

A nova Política Urbana Europeia prioriza uma série de elementos e objectivos a promover nas cidades. Esta Agenda Urbana será desenvolvida no próximo período de programação através da Nova Bauhaus Europeia e do Pacto Ecológico, conceitos que devem ser implementados pelas cidades para poderem desenvolver programas de Política Urbana e captar financiamento.

Se o conceito do Novo Bauhaus Europeu visa um futuro sustentável e criar cidades mais humanizadas, já o Pacto Verde é uma estratégia de crescimento baseada num ambicioso pacote de iniciativas políticas cujo objectivo é situar a União Europeia no caminho para uma transição ecológica sustentável, com a intenção de alcançar a neutralidade climática até 2050.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS