Quatro escolas de Braga participaram, esta semana, no II Encontro do Curso Básico de Teatro, que decorreu no auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. O encontro contou com a presença de representantes dos municípios de Braga, Vila Nova de Famalicão e Vila do Conde, directores das Escolas onde o Curso está a ser ministrado como experiência pedagógica em projecto-piloto, alunos, encarregados de educação, António Capelo – membro da direcção Artística da ACE Teatro do Bolhão – bem como vários actores que se uniram ao projecto.
O Curso Básico de Teatro, destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos de ensino básico, tem tido um impacto «muito positivo junto da sociedade e instituições escolares».
Em comunicado, a vereadora da Educação e Cultura do Município de Braga, Lídia Dias, refere que é «uma enorme satisfação» ver que em Braga, no primeiro ano de implementação do projecto, foi possível reunir um universo de 72 alunos entre o 1º e o 6º ano de escolaridade.
«Estes alunos usufruem de formação artística no âmbito teatral, sendo-lhes permitido consolidar matérias do ensino regular através da ponte que se estabelece entre os conteúdos de cada disciplina do Curso de Teatro e o ensino regular de cada ano lectivo».
Durante a sessão, onde os alunos envolvidos apresentaram o trabalho que têm desenvolvido ao longo do ano, foram ainda exibidos dados de avaliação-observação apurados ao longo do ano lectivo que justificam a pertinência da implementação do curso no sistema de ensino nacional.
No Município de Braga o Curso assume uma oferta formativa em regime livre na Escola EB1,2,3 André Soares; Escola EB1 São Lázaro; Escola EB 1,2 de Nogueira e Escola EB1 de Lomar em Braga.