O plano de eficiência energética de Braga prevê a substituição de seis mil luminárias, implicando um investimento de 600 mil euros, até ao final do ano.
Segundo a autarquia, em causa está a substituição de lâmpadas convencionais por novas luminárias de tecnologia LED em várias freguesias do concelho, num trabalho feito em parceria entre a E-Redes e a Câmara Municipal.
“Em 2024, o plano de eficiência energética prevê a substituição de seis mil luminárias, implicando um investimento de 600 mil euros. O objetivo é atingir a cobertura total por LED em todo o concelho”, refere uma nota da Câmara de Braga.
Para o presidente do município, Ricardo Rio, esta solução permite, por um lado, alcançar uma maior sustentabilidade, diminuindo a pegada ecológica e, por outro lado, economizar na fatura de eletricidade.
“Este é um investimento que temos vindo a desenvolver já há alguns anos e que queremos agora ver alargado a todo o concelho”, assegura o autarca.
De acordo com o município, “este é um investimento que está contemplado no empréstimo de médio e longo prazo, que aguarda visto do Tribunal de Contas com o objetivo de financiar vias municipais e iluminação pública”.
“Através deste plano de financiamento, o município prevê uma redução na faturação anual na ordem dos 40 por cento”, conclui a autarquia.