A Primeira Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea ocorrerá de 3 de Agosto a 3 de Setembro de 2018, no Museu Pio XII e Torre de Santiago, em Braga. A Bienal tem como principal objectivo realçar “a beleza, singularidade, verdade e bondade” presente na Arte Sacra Contemporânea representada por cada obra de arte levada pelos artistas. As peças exibidas que, pelo entender do júri, cumprirem os termos de qualidade, terão direito a um prémio que garante reconhecimento dentro do mundo da Arte Sacra.
Todos os artistas participantes da I Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga terão suas obras a concurso, os prémios para os 1º,2º e 3º lugar serão atribuídos pela comissão de Honra/ Júri da bienal e o 4º lugar será escolhido pelo público que visitará a Bienal. Os prémios serão entregues aos artistas em uma noite de Gala de no dia 04 de Setembro no Theatro Circo de Braga, um evento onde a fé, a cultura e a arte se unem para mostrar o melhor se produz em Portugal e no mundo.
A Atlas Violeta Associação Cultural e Apoio Social aos Países de Língua Portuguesa, organiza em parceria com o Museu Pio XII e o Município de Braga a Primeira Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga. A Atlas Violeta reuni artistas plásticos e escultores para que estes possam demonstrar o seu potencial criativo sob a forma de uma peça nova e original através da sua participação na I Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga, cujo tema de criação é livre.
Desta forma, a I Bienal Internacional de Arte Sacra Contemporânea de Braga, pretende promover a Arte Sacra, num olhar mais moderno, para que as gerações contemporâneas desmistifiquem esta forma de expressão tão consagrada.