Os delegados da cidade canadiana de St. John’s foram sua terça-feira recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. A comitiva está esta semana de visita a Braga, no âmbito do programa de Cooperação Regional Urbana e Internacional (IURC) da União Europeia na América do Norte. O IURC é o maior programa de cooperação entre cidades de todo o mundo e uma rede internacional de referência para a inovação urbana e o desenvolvimento urbano sustentável.
Braga e St. John’s encetaram um diálogo profícuo com vista a criar «parcerias baseadas num vasto conjunto de boas práticas, identificando modelos inovadores para alcançar os seus objectivos». Estas entidades começaram a cooperar em Setembro de 2021, participando em várias convocatórias técnicas do IURC. Nesta visita foram abordadas «áreas estruturais da governação como a mobilidade urbana e transportes sustentáveis; turismo e cultura com a incorporação dos sectores na economia circular; educação; emprego e eficiência energética».
«Nos últimos anos, juntamente com o Eixo Atlântico, temos realizado um trabalho de prospecção junto de diversas cidades e organizações internacionais na procura de oportunidades de inovação para os vários domínios da actuação municipal. Através desta cooperação internacional, estamos a trabalhar em conjunto para encontrar soluções comuns e desenvolver estratégias para um desenvolvimento urbano integrado e sustentável», referiu Ricardo Rio.
Em Junho passado, uma delegação de Braga e do Eixo Atlântico visitaram a cidade canadiana iniciando dessa forma o processo de cooperação que se vai estender até Dezembro de 2023, para desenvolver um Plano de Acção de Cooperação Urbana, que inclui acções e projectos-piloto capazes de criar impacto na sociedade.
Nesta visita a Braga, a delegação canadiana esteve também reunida com representantes do Eixo Atlântico e do Governo Português onde abordaram «questões energéticas e demográficas, visitaram o projecto Baterias 2030, um plano nacional que investe em formas alternativas de gestão de energia». Trata-se de uma parceria público-privada que envolve universidades, municípios e empresas para responder de uma forma integrada e estruturada aos desafios da descarbonização e da integração de energias renováveis. Em Braga, esta delegação visitou ainda a AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga para conhecer a estratégia de Bio resíduos.
PROGRAMA IURC
O programa IURC da União Europeia para a América do Norte estabelece parcerias entre cidades europeias e cidades canadianas e americanas para facilitar a troca de conhecimentos através de ferramentas online e apoio presencial, tais como visitas de estudo, participação em eventos temáticos e em rede, e desenvolvimento de competências.
O programa é financiado ao abrigo do Instrumento de Parceria da UE e beneficia do apoio estratégico da Direcção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.