A oitava edição do “Julho É De Jazz” arranca esta quinta-feira, no GNRation, em Braga e traz consigo alguns dos nomes mais sonantes do jazz moderno.
A abertura do evento vai ficar a cargo de «uma das mais recentes promessas do jazz nacional», “Pocus”, o trio liderado pelo trompetista, improvisador e compositor português João Almeida, que subirá ao palco com Gonçalo Almeida e João Lobo.
Já na sexta-feira, 8 de Julho, a música ficará a cargo do rompetista português Luís Vicente, que se junta aos «lendários músicos norte-amerecianos», William Parker e Hamid Drake.
Na semana seguinte, igualmente na quinta e na sexta-feira, a viagem ao jazz continua com a chegada a Braga de James Brandon Lewis, considerado o «músico do momento do jazz moderno». Este estará ladeado por Aruan Ortiz, ao piano, Brad Jones, no contrabaixo, e o conceituado baterista Chad Taylor.
A fehcar o programa, no dia 15 de Julho, há dose dupla de jazz nacional: Mané Fernandes, guitarrista do Porto, vai apresentar o segundo disco “Enter The sQUIGG”, «uma fusão de jazz, eletrónica e hip-hop».
Na mesma noite, sobe também ao palco “Living with a Couple”, trio que a voz de Leonor Arnaut, a guitarra de João Carreiro e a bateria de João Pereira e que representam das novas formações do improviso nacional.