Uma delegação de Braga, liderada pelo vereador João Rodrigues, visitou a cidade argentina de Villa Maria, no âmbito de um projecto financiado pela União Europeia num valor de mais de 2,5 milhões de euros.
Recorde-se que o município bracarense é um dos parceiros deste projecto – juntamente com a capital do Paraguai, Assunção – que pertence ao Global Gateway, um programa da União Europeia que se destina a financiar o desenvolvimento sustentável em países que não pertencem ao espaço europeu.
Maria, aprofundando laços de cooperação com a cidade argentina, depois desta ter visitado Braga em Outubro do ano transacto.
João Rodrigues, que durante três dias manteve contactos com as principais instituições de Villa, destacou a forma “eximia” como Villa Maria está a utilizar o financiamento em diferentes projectos, provando que o dinheiro europeu investido nesta cidade “está a ser muito bem aproveitado”.
“Visitamos alguns espaços que estão a ser recuperados com verbas da União Europeia e que estão a fazer realmente a diferença na vida da comunidade, como o Centro de Separação de Resíduos, uma cooperativa social com apenas mulheres na sua composição, o novo Centro Ambiental ou o Centro de Inclusão Integrado, um projecto modelo e que terá forte impacto na qualidade de vida local”, afirmou.
De acordo com o vereador, Braga é, neste momento, uma das cidades europeias com mais projectos de cooperação internacional. “Esse factor reforça o nosso papel a nível europeu e tem-se traduzido nos últimos anos na captação de investimento internacional para Braga, mas também na obtenção de financiamento europeu para diferentes projectos e na promoção externa da cidade”, disse, adiantando que Braga irá, em breve, aplicar um projecto para a promoção da leitura inspirado no que viram na Argentina e que trouxe excelentes resultados.
A delegação de Braga estabeleceu “contactos relevantes” com os principais centros económicos e culturais da região e instituições de ensino superior que poderão fazer surgir novos convénios para as universidades de Braga. Foram também partilhadas novas ideias de cooperação internacional – Villa Maria aderiu recentemente à rede Global StartupCities, da qual Braga é fundadora.
A delegação esteve ainda em Santa Fé, cidade com quem o município tem uma geminação desde 2017, sendo a primeira vez que uma delegação bracarense visita a capital da província com o mesmo nome.
João Rodrigues adianta que nos contactos mantidos com o município de Santa Fé, Universidade do Litoral de Santa Fé e Parque Tecnológico – com forte incidência na biotecnologia, nanotecnologia e digital – surgiram diversas ideias de cooperação futura.
“Santa Fé tem imensas semelhanças com Braga e queremos aprofundar estes laços. Nos contactos que mantivemos ficou acertado que vamos cooperar activamente em três áreas: projectos internacionais; sectores económicos mais avançados, nomeadamente através das startups e empresas de ponta; e ligação entre universidades”, finalizou João Rodrigues.