A Câmara de Braga está a testar três soluções inovadoras na área da mobilidade sustentável, uma das quais visa a melhoria da monitorização e uso de lugares de cargas e descargas.
Outro dos projetos visa a segurança das bicicletas e monitorização dos fluxos de ciclistas e o terceiro tem a ver com a promoção da mobilidade ativa no centro da cidade.
Os três foram selecionados pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), no âmbito do programa europeu “Challenge My City”, beneficiando de um apoio total de 180 mil euros.
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, estes projetos “vão ajudar a conhecer a realidade com maior rigor”.
“Com base nos resultados alcançados, vamos ter condições para desenvolver políticas de mobilidade mais ajustadas ao nosso concelho”, afirmou o autarca.
Os projetos vão ser testados durante um período de seis meses.
MONITORIZAÇÃO
A ferramenta “Walkflow” analisa os padrões de movimento pedestre no centro da cidade, usando dados de localização móvel. A informação sobre os fluxos é disponibilizada através de painéis e relatórios.
O projeto “Telraam”, que serve para fazer a monitorização de fluxos de ciclistas, consiste na instalação de 15 sensores para contabilizar e categorizar métricas, nomeadamente o número de utilizadores.
Por fim, o “Parkunload” pretende testar 25 zonas de estacionamento inteligentes para uma utilização mais eficiente das áreas de carga e descarga, reduzindo o congestionamento no centro da cidade.
Através de uma aplicação móvel e sensores bluetooth, este sistema permite a gestão, regulação e análise de estacionamentos em zonas de carga e descarga.
O objetivo é favorecer a rotatividade, aumentando a disponibilidade dos lugares destinados às atividades logísticas e comerciais.