O livro ‘Um Mundo Paralelo’, de Elisabete Pereira – produzido com o apoio da Braval – foi apresentado às crianças das escolas de Vieira do Minho, no Centro Escolar Domingos Abreu. É o livro que sensibiliza para as questões ambientais, reforçado através do hino ‘Reduzir, Reutilizar, Reciclar’, do músico Miguel Oliveira.
«É um projecto da Braval, no âmbito de uma campanha do POSEUR, de fortalecimento da recolha selectiva, para a edição de um livro didático de sensibilização e educação ambiental para o meio escolar. Convidamos estes artistas da nossa terra para abraçarem este projecto muito interessante e agora estamos a apresentá-lo a todos os seis municípios: Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro», explicou Pedro Machado, diretor geral executivo da Braval, lembrando a importância de sensibilizar os mais novos para esta problemática que nos deixa, a cada dia que passa, mais preocupados.
«A educação ambiental tem de ser massificada e, particularmente, a questão da reciclagem, da reutilização e redução dos resíduos, porque, se não atingirmos as metas do POSEUR, vamos ter de pagar cada vez mais tarifas e, por outro lado, cada vez estamos a piorar mais o nosso planeta. Essa sensibilização tem de começar nos mais jovens», frisou.
O LIVRO
O livro é dirigido aos mais novos e, segundo a escritora, Elisabete Pereira, «o objetivo principal é alertar para a necessidade de protegermos o ambiente. Nós somos os responsáveis por estarem a acontecer cada vez mais catástrofes naturais. Tentamos transmitir que a reciclagem e a política dos cinco Rs é essencial: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e, por fim, Reciclar. Está nas nossas mãos tentar transmitir às crianças que elas são o nosso futuro e precisamos de proteger o planeta».
A autora contou a história e o compositor/cantor, Miguel Oliveira, deliciou miúdos e graúdos com o hino: “Reduzir, reutilizar, reciclar”.