A Braval e a Sociedade Ponto Verde lançaram a campanha “Vidro Reciclado, Futuro Sustentado!”, que inicia este fim de semana, na romaria de Porto D’Ave, na Póvoa de Lanhoso, seguindo-se a Noite Branca de Braga, nos próximos dias 06 e 07 de setembro.
Em comunicado, a Braval refere que “pretende incentivar a reciclagem deste material de embalagem através da partilha de boas práticas em seis festas, uma por cada concelho da sua área de intervenção (Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Amares, Vila Verde e Terras de Bouro)”.
“A Braval contará com um espaço físico e uma equipa móvel, que irá promover, no total, cerca de 400 visitas de sensibilização em cafés, bares e restaurantes localizados nas proximidades de cada festa, onde serão realizados questionários com o objetivo de perceber o nível de envolvência da comunidade com a reciclagem do vidro bem como as principais dificuldades sentidas”, refere a empresa.
O foco do “Juntos a reciclar ++”, está, nesta edição, nas embalagens de vidro, “material que continua a apresentar os maiores desafios na recolha seletiva e é preciso acelerar para que o país consiga cumprir a sua meta de reciclagem que está estabelecida para 2025 (70%)”.
“É neste contexto que a Braval vai receber o apoio da SPV para o desenvolvimento de um projeto que é composto pela ação “Vidro Reciclado, Futuro Sustentado!” e pela (re)decoração dos camiões que fazem a recolha dos ecopontos verdes, ambas com impacto junto da comunidade”, explica a empresa.
Os camiões de recolha seletiva de vidro vão transformar-se em veículos de sensibilização, já que vão passar a estar decorados com mensagens muito visuais sobre a reciclagem deste material e mostrar a sua integração num ciclo de vida circular, demonstrando os benefícios para o planeta e para os cidadãos.