No desafio City Nature Challenge, Guimarães voltou em 2023 a ser a única cidade representante de Portugal, num desafio à escala global que conta com centenas de cidades e onde ganha quem registar o maior número de espécies.
De acordo com a Câmara Municipal, “nos últimos anos, os vimaranenses já contribuíram com centenas de avistamentos, permitindo aos investigadores mapear as diferentes espécies animais, planta, ou outra evidência de vida.
Para além do BioBlitz com os Escuteiros e comunidade na inauguração da Brigada Verde de Selho S. Jorge – Pevidém, o programa de Guimarães inclui ainda uma actividade com o Agrupamento de Escolas de Briteiros e uma acção de formação sobre anfíbios e répteis.
Para a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, a inauguração da Brigada Verde de S. Jorge de Selho “é mais um passo importante para a protecção do ambiente e da natureza em Guimarães”.
Sofia Ferreira reconheceu o trabalho que as Brigadas Verdes têm desenvolvido, partilhando as opiniões que tem recebido por parte de outras cidades europeias, que encaram este projeto “como inovador e de alto valor para o ambiente”.
A vereadora mostrou-se também “impressionada” com o número de crianças e jovens membros desta Brigada Verde, encarando “a situação como um bom auguro para o futuro”.
A inauguração foi marcada pela participação no desafio mundial City Nature Challenge, iniciativa promovida pelo Laboratório da Paisagem, em parceria com o município, no qual os participantes têm que tirar fotos de espécies encontradas na natureza e submetê-las na aplicação móvel Biodiversity GO!, ou enviar por e-mail para [email protected].