REGIÃO

REGIÃO -
“Café Memória” de Esposende retomou sessões presenciais

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Após um período de interregno de cerca de dois anos devido à pandemia da Covid-19, foram retomadas as sessões presenciais do “Café Memória” de Esposende, na Casa da Juventude, que irão manter-se ao terceiro sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00.

Na sessão realizada no passado dia 16 de Julho esteve presente a cooperativa artística Frenesim e a “HOPE! Respostas Sociais”, que se encontra a dinamizar o projecto “Memórias do Bairro”, um projecto de intervenção comunitária que pretende «transformar Esposende numa comunidade, ainda mais, amiga das pessoas com demência». Este regresso foi marcado por momentos de ritmo, de muitas aprendizagens e de partilha entre os voluntários e participantes, evidenciando a pertinência deste projecto na comunidade. 

PROJECTO CAFÉ MEMÓRIA

O projecto “Café Memória” chegou a Esposende em 2018, fruto de um protocolo entre Câmara Municipal de Esposende, a Associação Alzheimer Portugal, a empresa Sierra Portugal, S.A. e o Centro Social da Juventude Unida das Marinhas (CJUM), contando com o apoio de um estabelecimento local de restauração, o Vermelhinho Caffé. Na sua dinamização local, o projecto assenta em parcerias locais e estratégicas, ao nível da integração de parceiros da Rede Social de Esposende.

O “Café Memória” é um «local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respectivos familiares e cuidadores/as, para partilha de experiências e suporte mútuo. Num ambiente acolhedor, reservado e seguro, facilita-se a interação entre pares, oferece-se apoio emocional, informação actual e útil e promove-se a participação em actividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de acção social, em contexto informal». 

Em Portugal, o “Café Memória” teve início em 2013 e, ao longo dos anos, expandiu-se por todo o território nacional, com Esposende a assumir o 19.º Café Memória.

Por razões associadas às medidas de contingência declaradas em contexto de pandemia, as sessões presenciais ficaram suspensas em março de 2020, passando então a desenvolver-se em formato digital, sob o lema “Café Memória Fica em Casa”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS