A Câmara de Amares aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, uma proposta para a isenção das taxas a pagar pelos vendedores da feira semanal.
Segundo a proposta, será aplicada uma isenção total nas taxas referentes ao mês de Fevereiro e de 50% nos meses seguintes.
A medida aplica-se enquanto decorrerem as obras de requalificação do local habitual da feira, o que obrigou à sua deslocalização.
“Parece-nos que é justo, tendo em conta os constrangimentos provocados”, explicou o presidente da Câmara, Manuel Moreira.
A ocasião foi aproveitada pelo vereador do PS, Pedro Costa, para pedir uma “reavaliação” sobre a localização da feira, que decorre agora num troço da Rua de Cintura, sensivelmente entre o supermercado Galego e o posto da GNR.
“Sei que a decisão não era fácil, mas parece-me que a solução não foi feliz. Pedia, por isso, que fosse feita uma avaliação dos constrangimentos, não só para os feirantes, mas também para quem ali circula e mora, porque têm existido muitas queixas”, referiu.
Manuel Moreira disse que esta foi a solução encontrada depois de “não ter sido possível” transferir a feira para junto do campo do FC Amares nem do CDRC Amarense. “Tem a vantagem de ser praticamente no mesmo local, o que pesou na nossa decisão”, justificou.
As obras de requalificação do parque da feira semanal têm de estar concluídas até ao final de Junho.