A Câmara de Amares emitiu esta sexta-feira um esclarecimento sobre a cor acastanhada no Rio Homem, garantindo que não se trata de um caso de poluição. Segundo a autarquia, a água apresenta aquela cor devido à movimentação de terras tendo em conta as obras de saneamento.
«No âmbito da empreitada “Extensão e Fecho de Sistemas de Saneamento de Águas Residuais” estão a decorrer os trabalhos de execução de câmaras de sifão invertido em betão armado, que consiste na travessia do colector de saneamento no Rio Homem na freguesia da Torre», refere a Câmara.
O esclarecimento acrescenta que «estes trabalhos compreendem a execução de uma vala no leito do rio, o que provoca naturalmente uma grande movimentação de terras, o que foi responsável pela cor apresentada na água».
«Os referidos trabalhos foram programados para a época seca uma vez que apenas neste período do ano o leito do rio se apresenta mais baixo. O Município esclarece que a água do rio não se encontra, por isso, poluída, pelo que após a sedimentação das terras a cor da água voltará ao normal», refere,
A autarquia estima que a sedimentação «ocorra dentro de dias». «Esperamos a sua compreensão e pedimos desculpa pelo incómodo causado», apela.