A Câmara de Amares poderá vir a alargar o período de carência dos parquímetros da Praça do Comércio, que é de 15 minutos, durante o horário de almoço, nomeadamente entre as 12h00 e as 14h00, admitiu esta quarta-feira o presidente da autarquia.
“É algo em que vou pensar juntamente com a minha equipa e com os técnicos. O objetivo da colocação dos parquímetros não é ter lucro, é regular o estacionamento”, disse Manuel Moreira durante a reunião de executivo municipal.
O autarca lembrou, no entanto, que tal só será possível com uma eventual alteração ao regulamento municipal, que terá de ser aprovada pelo órgão executivo e também pela Assembleia Municipal antes de entrar em vigor.
A sugestão de ter “períodos de isenção alargados na hora de almoço” foi deixada pelo vereador do PS, Pedro Costa, que lembrou que na Praça do Comércio existem alguns espaços de restauração e que “15 minutos não chegam para almoçar”. “Penso que era algo que poderia ser ponderado e testado”, apontou.
Na resposta, Manuel Moreira disse não ver “problema nenhum” em alargar o período de isenção durante o almoço e comprometeu-se a avaliar internamente a viabilidade da medida. “Vamos pensar nisso”, vincou o autarca.
Questionado pelo vereador independente Emanuel Magalhães sobre o feedback recebido após a entrada em funcionamento dos parquímetros, Moreira garantiu que “tem sido positivo” e que recebeu “apenas duas queixas” relativas a questões particulares que já estarão resolvidas ou em vias de resolução.