A Câmara de Amares definiu o dia 15 de fevereiro, que é o próximo sábado, como “deadline” (data limite) para ter os parquímetros a funcionar na Praça do Comércio, em Ferreiros, de acordo com o regulamento recentemente aprovado.
A informação foi avançada esta segunda-feira, em reunião de executivo, pela chefe da Divisão Jurídico-Administrativa e de Recursos Humanos, após uma intervenção do vereador do PS, Pedro Costa, que pediu um ponto de situação sobre o processo.
“O deadline que temos definido é o dia 15 de fevereiro”, assegurou Lúcia Oliveira, sublinhando que neste momento estão a ser ultimados alguns procedimentos, nomeadamente quanto ao pagamento digital e com recurso à Via Verde, para que o serviço entre em funcionamento.
De acordo com o regulamento recém-criado, haverá sete zonas de estacionamento pago à superfície, nas quais o primeiro quarto de hora é gratuito. Serão cobrados 15 cêntimos a partir da segunda fração de 15 minutos até à quarta fração (uma hora de estacionamento), sendo de 30 cêntimos por cada 15 minutos a partir desse período.
O estacionamento nas zonas identificadas será pago entre as 09h00 e as 19h00 de segunda a sexta-feira, sendo gratuito fora deste horário, nomeadamente aos sábados, domingos e feriados municipais e nacionais.
Haverá ainda um cartão de residente (15 euros mensais) e um cartão de comerciante (50 euros mensais).
Quanto ao estacionamento no parque subterrâneo da Praça do Comércio, este será pago, por frações de 15 minutos (15 cêntimos), entre as 07h30 e as 20h30 de segunda a sexta-feira e aos sábados das 09h00 às 13h00, sendo também possível solicitar avenças mensais.