Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Câmara de Barcelos apresenta projeto do Centro de Saúde à secretária de Estado da Gestão da Saúde

A Câmara de Barcelos apresentou à secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, o projeto do Novo Centro de Saúde, uma obra de 12 milhões de euros, cinco dos quais comparticipados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

A presença da membro do Governo foi aproveitada, esta quinta-feira, pelo presidente do município, Mário Constantino Lopes, para alertar para a necessidade de reforçar as verbas para a construção do novo Centro de Saúde, pois a verba atribuída pelo PRR fica muito aquém do valor da empreitada.

A secretária de Estado, que visitou e as obras de requalificação da Unidade de Saúde da Apúlia, foi recebida pelo presidente da ULS Barcelos/Esposende, Tiago Gonçalves, do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Santos Pereira, e do vereador do pelouro da Saúde, António Ribeiro.

Localizado nos terrenos do campo de futebol Adelino Ribeiro Novo, o novo centro de saúde serve cerca de 42 mil utentes, tendo uma capacidade de atender 120 pessoas por hora.

O edifício, construído num terreno com 8000m2, tem uma área de implantação de 3000m2, e uma área total de construção a rondar os 9000m2 distribuídos por cinco pisos: três acima da cota de soleira e dois abaixo. 

Nos pisos superiores ficam instalados os equipamentos e serviços de saúde e os dois pisos subterrâneos são destinados a estacionamento, tendo capacidade para cerca de 140 automóveis, a que se juntam mais 50 lugares no exterior.

Ao todo, o novo centro de saúde conta com 32 gabinetes médicos, 20 gabinetes de enfermagem, a que se juntam gabinetes para formandos, gabinetes técnicos, salas de tratamento, salas de espera e espaços de receção e secretaria.

Além do edifício, o projeto contempla uma nova praça, a qual permite fazer uma transição de cotas entre a zona do cemitério e a nova zona habitacional a norte, requalificando parte da rede de espaços públicos, ao mesmo tempo que desenvolve uma área de estar com zona verde para servir o centro de saúde e também toda a nova área habitacional que se prevê para a envolvente próxima.

No próximo dia 14 são conhecidas as propostas apresentadas ao concurso público internacional para a execução da empreitada.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS