Serão votadas na próxima terça-feira, em reunião do executivo municipal de Braga, quatro propostas de atribuição de incentivos no âmbito do regulamento de concessão de incentivos ao investimento da autarquia bracarense.
As propostas, elaboradas pela InvestBraga, incluem investimentos por parte das empresas Torneiras Monteiro, Bysteel FS, Bysteel e Domingos da Silva Teixeira, que solicitam a redução no valor do IMI e nas respetivas taxas municipais.
“A empresa Domingos da Silva Teixeira prevê investir mais de 43 milhões de euros na construção de um imóvel, que incorporará duas unidades industriais dedicadas à produção de unidades modulares 3D e ao fabrico de sistemas ou painéis multimateriais 2D, um centro de competência, a aquisição de equipamentos, a criação de um living lab e a aquisição de hardware e software. Este investimento irá contribuir para a criação de 271 novos postos de trabalho diretos no período de quatro anos”, refere a autarquia.
Já a Bysteel “irá investir mais de 3.6 milhões de euros na ampliação da unidade industrial da empresa, aquisição de equipamentos industriais, hardware e software”. Também a BySteel Fs prevê investir “mais de 13 milhões de euros na construção de uma unidade industrial e respectivo equipamento, num projecto que irá criar 73 postos de trabalho em dois anos e 27 postos nos dois anos seguintes”.
Por fim, a proposta submetida pela InvestBraga inclui a empresa Torneiras Monteiro, “que prevê um investimento de sete milhões de euros na construção de três pavilhões nas antigas instalações da Agrovil, em Lomar”. O investimento irá “permitir manter e criar novos postos de trabalho qualificados”.