A Câmara Municipal de Braga entregou, esta segunda-feira, a Bolsa Social de Mérito no valor de mil euros a 15 alunos do concelho que frequentam o ensino superior.
Esta iniciativa tem como objectivos premiar o mérito dos alunos, combater o abandono escolar no ensino superior e promover a igualdade de oportunidades, através da promoção de um ensino equitativo e da distinção dos estudantes com aproveitamento escolar.
Na cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, destacou a importância da sintonia entre família e escola para que os alunos possam ter maior sucesso académico.
“Olhamos para a Educação como um todo que agrega família, agentes sociais/culturais e a comunidade escolar. O mérito dos contemplados com esta bolsa deve-se ao suporte familiar, aos professores e ao pessoal não docente. Todos estes actores têm uma importância acrescida no desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, referiu.
Segundo a vereadora, a cerimónia singela constitui um “momento de celebração da excelência dos alunos, mas também de agradecimento a todos os que constituem a comunidade educativa”.
Os Agrupamentos de Escola e Colégio de origem dos beneficiários são Carlos Amarante, D. Maria II, Alberto Sampaio, Sá de Miranda e Colégio D. Diogo de Sousa.
Os contemplados residem na UF de Maximinos, Sé e Cividade; UF Escudeiros, Penso (S. Estevão e S. Vicente); UF Real, Dume e Semelhe; JF de São Vicente; JF de São Victor; JF de Sequeira; UF de São Lázaro e São João do Souto e UF de Ferreiros e Gondizalves.