A Câmara de Braga inicia na próxima segunda-feira a intervenção no loteamento do Carandá, situado na União de Freguesias de São Lázaro e São João do Souto. A obra, com o custo de 150 mil euros, prolonga-se por 90 dias, estende-se a três praças delimitadas pelos prédios existentes no local.
Segundo o vereador da Câmara Municipal de Braga, esta intervenção “vem ao encontro das reivindicações dos residentes no loteamento”.
“Há cerca de um ano reunimos com os moradores no sentido de percebermos quais as suas ambições e necessidades. Partimos desse levantamento para delinear os detalhes do projecto e acreditamos que, com esta requalificação, o local ficará mais agradável e será usufruído de forma mais intensa por toda a comunidade”, afirma João Rodrigues.
A intervenção permite reconfigurar cada um destes três espaços, diferenciando os seus usos e tirando partido das condições já existentes. No primeiro espaço fica instalado uma área de repouso e leitura, tirando partido da arborização existente. É também estabelecida uma zona para equipamentos geriátricos e são redefinidos pavimentos, criando áreas de sombra que possibilitam actividades lúdicas.
No segundo espaço fica localizado um parque infantil e, no terceiro espaço, são removidos os pavimentos existentes de modo a proporcionar uma maior área permeável e plausível para a colocação de arborização, conjugados com uma ciclovia e espaços de fitness.
João Rodrigues salientou ainda que a autarquia “intervirá ao nível dos diversos equipamentos existentes na urbanização, designadamente ao nível da instalação de novas luminárias, da colocação de novas papeleiras e dispensadores de sacos de plástico para animais e outros equipamentos para usufruto da população”.
“Também as normas de acesso automóvel àquelas praças passarão a ser mais restritivas, no sentido de se privilegiar o conforto e a segurança dos peões”, referiu o vereador.