A Câmara de Vila Nova de Famalicão acusou esta sexta-feira uma empresa de transportes de “incumprimento” dos percursos e horários definidos para o novo ano lectivo, sublinhando que a situação originou “graves constrangimentos” e prejudicou alunos e famílias.
Em comunicado, a Câmara refere que o incumprimento foi constatado na quinta-feira, primeiro dia de aulas, e acrescenta que “exigiu de imediato explicações” à empresa.
A empresa em causa é a Arriva, que reconhece o erro e assegura que irá corrigir a situação que afecta vários percursos.
No entanto, a autarquia afirma que “vai estar muito atenta a esta situação e não vai deixar de utilizar todos os meios ao seu alcance para que o serviço de transporte público rodoviário decorra com a normalidade habitual e da forma que foi articulada entre empresas, escolas e autarquia”, sublinha.
No comunicado, a Câmara vinca que a regularidade do serviço é uma “exigência absoluta” para com as empresas responsáveis.
“Por isso, o município não deixará de pedir responsabilidades à empresa pela grave situação provocada no primeiro dia de aulas”, remata.
A Câmara diz que o processo foi ajustado, em termos de horários e de percursos, para dar “cabal resposta” às necessidades dos alunos e das famílias, “no pressuposto do cumprimento da universalidade da gratuitidade dos passes escolares que se verifica em Famalicão”.
Este ano, tal como no anterior, a Câmara assume a totalidade do pagamento dos passes a todos os alunos do concelho, desde o ensino básico até ao 12.º ano.
Esta medida abrange cerca de cinco mil alunos, num investimento total de 1,9 milhões de euros por ano.