REGIÃO -
Câmara de Paredes de Coura promove ciclo ‘Aproximar’ para debater desafios da pandemia Covid-19

A Câmara Municipal de Paredes de Coura promove, todas as quartas-feiras ao longo deste mês, o ‘Aproximar’, um ciclo de conversas online com a presença de pediatras, neuro-pediatras e pedopsiquiatras que abordam os desafios decorrentes da situação pandémica.

“As consequências sociais, psicológicas e económicas são do mais variado grau. Por tudo isto, reunimos alguns oradores que abordarão diferentes temáticas centradas nesta lógica de experimentação social a que a pandemia nos obrigou, e que acompanham as diferentes fases de desenvolvimento”, explica a autarquia na sua página do Facebook, onde é pode ser acompanhar em directo as intervenções.

Hugo Rodrigues, pediatra, Nuno Lobo Antunes, neuro-pediatra, e Catarina Esteves Ferreira, pedopsiquiatra, participam assim online em três conversas distintas.

PUBLICIDADE

Trata-se, refere a autarquia, de uma “oportunidade para pais/educadores debaterem diferentes temas, identificarem algumas estratégias que facilitam a gestão emocional e comportamental dos filhos/alunos, sempre com a perspectiva de os ‘Aproximar’”.

PROGRAMA E ORADORES

11 Nov – 21h00

Hugo Rodrigues – ‘As Crianças e os Ecrãs’

Pediatra, licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, é pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. Lecciona na Escola de Medicina da Universidade do Minho e é formador pelo European Ressuscitation Council na área de Emergências Pediátricas.

É autor dos livros ‘O Livro do seu Bebé’ e ‘O Livro Mágico do Avô João’, e do blog Pediatria para Todos ([email protected]).

18 Nov – 21h00

Nuno Lobo Antunes – ‘Perturbações do Desenvolvimento’

Neuro-pediatra licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa, fez parte do seu treino nos EUA na Universidade de Columbia e Cornnell, tendo sido professor assistente de Pediatria e Neurologia nesta última. Desenvolveu actividade de investigação com António Damásio, e no Memorial Sloan – Kettering Cancer Center em Nova Iorque. É director do Centro de Desenvolvimento PIN-Progresso Infantil, de que é fundador, e publicou os livros ‘Mal Entendidos’ e ‘Mais Forte do que Eu’, este último em colaboração com a professora Ana Rodrigues.

No final de 2018 lançou o livro ‘Sentidos’ em colaboração com a sua equipa clínica do PIN.

25 Nov – 21h00

Catarina Esteves Ferreira – ‘Os Desafios da Adolescência’

Psiquiatra da Infância e da Adolescência, realizou o Mestrado Integrado em Medicina pela Escola de Ciências da Saúde, da Universidade do Minho, e mais tarde o Internato de Formação Específica em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Actualmente trabalha como Pedopsiquiatra no Hospital de Braga.

É autora de trabalhos de investigação e publicações subordinadas a temas da especialidade, e membro de comissões científicas de congressos da especialidade.