A Câmara de Terras de Bouro e o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas assinaram, esta sexta-feira, um protocolo de colaboração para avançar com obras na Cascata de Fecha de Barjas, conhecida como Cascata do Tahiti, na Serra do Gerês.
Em causa, tal como “O Amarense” já avançou, está um projecto de cerca de 260 mil euros prevê a construção de um miradouro e a requalificação da zona envolvente da cascata, com a colocação de gradeamento e outras protecções de segurança.
“O nosso grande objectivo é, acima de tudo, garantir que as pessoas usufruem daquele espaço em segurança e sem que haja acidentes”, explicou o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, à margem da cerimónia de assinatura de protocolos, realizada esta sexta-feira no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, na Vila do Gerês.
De acordo com o autarca terrabourense, a expectativa é que as obras estejam concluídas até Maio do próximo ano. “Não as faremos durante o Inverno, devido à chuva, mas estarão prontas a tempo do próximo Verão”, garantiu.
A cerimónia, que contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, serviu ainda para a assinatura de mais três protocolos, entre as Câmaras de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e a ADERE-Peneda-Gerês com o ICNF e com o Fundo Ambiental.