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Câmara de Terras de Bouro e Ministério do Ambiente investem 830 mil na Mata da Albergaria no Gerês

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Requalificar a ligação entre a estrada que vai das Portas do Parque Nacional, pela Mata de Albergaria, até à fronteira da Portela do Homem. É este o objetivo do protocolo que o Ministério do Ambiente e a Câmara de Terras de Bouro assinam dia 26, segunda-feira, às 15h00, no Museu da Geira em São João do Campo.

As duas entidades vão investir 830 mil euros na reabilitação da estrada que atravessa a Mata da Albergaria, zona que é reserva mundial da bioesfera,  e integra a Geira, a antiga estrada romana que ligava Braga a Astorga, na Galiza.

O presidente do Município, Manuel Tibo disse ao Amarense que “a obra contempla a renovação do piso, e a criação de bolsas de aparcamento, à entrada do caminho florestal, para dissuadir a entrada de automóveis”.

Prevê uma “porta”, alusiva à entrada num território de grande valor paisagístico e ambiental.

O acordo com o Instituto de Conservação da Natureza é assinado dia 26 pelo Ministro Matos Fernandes e pela Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza no Museu da Geira Romana, junto às Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O projeto para a Zona de Proteção Total da Mata  tem duas fases: “Beneficiação do Caminho Florestal Campo/Ponte da Albergaria”, um investimento camarário de 300 mil euros financiado a 50% pelo Fundo Ambiental; e a  Reabilitação da Estrada da Fronteira, entre Leonte e Portela do Homem, de 532 mil, financiado a 100% pelo Fundo.

No primeiro troço, o projeto engloba a pavimentação, com calçada à fiada (tom amarelado) da faixa de rodagem e valeta, no lanço inicial, compreendido entre o entroncamento da “estrada da Barragem” e a Guarda, “por forma a criar condições bastantes ao aparcamento nas “bolsas” criadas para o efeito; estabilização definitiva da plataforma, com recurso a calçada, nos traineis mais declivosos (cerca de 5%) bem como das valetas (+/-25%) para drenar as águas pluviais; e, eliminação de depressões/reperfilamento, com recurso à colocação de base em «tout-venant» – um agregado de brita – e camada superficial de saibro, em cerca de 15% da extensão total”.

A obra passa, ainda, pela reabilitação da plataforma, com recurso à colocação de camada de saibro selecionado (isento de sementes) com 0,10m de espessura, nos troços restantes (80% da extensão); e instalação de rail`s (revestidos com madeira) nos traineis mais desprotegidos, por forma a aumentar a segurança.

LEONTE/PORTELA DO HOMEM

No que toca à reabilitação da Estrada da Fronteira – lanço entre Leonte e Portela do Homem, um investimento de 532 mil euros financiado a 100% pelo Fundo Ambiental ele envolve os seguintes aspetos técnicos: repavimentação da estrada da fronteira – lanço Leonte / Portela do Homem; revestimento das valetas / melhoria do escoamento das águas pluviais; requalificação das guardas de segurança – ponte sobre o rio homem e outros pontões; reabilitação da sinalização rodoviária / vertical e horizontal; construção de “bolsa” de aparcamento automóvel e zonas de permanência – junto ao edifício da Fronteira, por forma a “dissuadir a paragem ao longo da via; e pavimentação do lanço mais declivoso do caminho de acesso aos viveiros da Albergaria”.

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