A Câmara de Amares e o ISAVE – Instituto Superior de Saúde acabam de assinar um protocolo de colaboração no âmbito do projecto “Clic@r na melhor idade”, iniciativa que está a ser promovida pelo Município amarense de forma concertada com a INCoDe 2030 com o objetivo de procurar desenvolver competências digitais junto da população sénior do concelho.
O protocolo visa promover a literacia digital junto desta faixa etária e, simultaneamente, contribuir para a formação de estudantes do ISAVE a partir do seu envolvimento voluntário enquanto mentores deste projecto.
Em comunicado, o presidente da autarquia, Manuel Moreira, sublinha importância de «criar sinergias locais para a capacitação deste género de competências, criando oportunidades de acesso da população sénior a iniciativas promotoras de inclusão social».
«Este é um projecto ambicioso e pioneiro no país que estamos a implementar com entusiasmo e paixão e que esperamos tenha resultados positivos na nossa população, contribuindo para o seu bem-estar e aquisição de novos conhecimentos», destacou.
Para a presidente do ISAVE, Mafalda Duarte, esta iniciativa «encaixa em pleno no projecto pedagógico cultural e científico» da instituição. A ideia, explica, «é actuar em dois lados».
«Numa primeira fase, vamos contribuir para a formação de mentores que depois sigam para o terreno para trabalhar com a população idosa e, num segundo momento, também vamos recorrer aos nossos estudantes de acordo com os nossos planos de estudo para também eles irem para o terreno e actuarem de forma directa com a população envolvida neste projecto, contribuindo para a literacia digital dessas pessoas», referiu.
Implementado ainda em articulação com as Juntas de Freguesia e IPSS do concelho, o “Clic@r na melhor idade” está a ser ser levado, de forma gratuita, a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que ainda não têm um contacto muito forte com o mundo digital.