Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Caminha recordista em Alojamento Local no Alto Minho

De acordo com os dados mais recentes do Registo Nacional de Turismo, o concelho de Caminha tem registadas 472 unidades de Alojamento Local num universo de 1.697 registos por todo o Alto Minho.

Apesar de ser o quinto concelho com maior número de habitantes do distrito de Viana do Castelo, o território da Foz do Minho lidera a tabela do Alto Minho seguido de Viana do Castelo, com 400 Alojamentos Locais e Ponte de Lima com 274.

Para Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, “os números oficiais confirmam o crescimento exponencial do número de turistas nos últimos anos e atestam a estratégia de valorização e divulgação do território que tem vindo a ser seguida”. Para o autarca “todo o trabalho que vem sendo desenvolvido, tem permitido trazer cada vez mais gente, e mais dias, ao concelho e mais gente e mais tempo de estadia obrigam a mais camas, mais alojamento e, naturalmente, injectam mais dinheiro na economia local”.

MAIS INVESTIMENTO PRIVADO

Miguel Alves mostra-se satisfeito por liderar este ranking distrital, mas não esquece a outra face da moeda nem o que ainda pode ser feito. Para o edil, “o crescimento do uso de imóveis para Alojamento Local também retira possibilidades para a residência permanente. É preciso que a valorização do património através do turismo não esqueça a necessidade de termos habitação suficiente, a preços moderados, para que as pessoas e as famílias possam viver no concelho. Por outro lado, estes números bons não mudam a minha opinião sobre a necessidade de termos mais investimento na hotelaria e nos empreendimentos turísticos”. 

“O crescimento exponencial da hospedagem e dormidas no concelho de Caminha tem que ser acompanhada por mais investimento privado em novas camas e o que tenho dito aos promotores é que o negócio compensa porque há muitos dias do ano, e não só no Verão, onde não há um único quarto vago”, sustenta o autarca.

O concelho tem vindo a apresentar este ano um número muito elevado de ocupação hoteleira e os valores das reservas para o que resta de Verão apontam para um ano muito promissor, próximo dos números record alcançados em 2019. 

Esta semana é marcada pelo evento Caminha Medieval que, mais uma vez, leva milhares de pessoas ao Centro Histórico de Caminha.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS