Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Caminhada assinala 11.º aniversário do Albergue de S. Miguel

No próximo dia 14 de Maio, o Município de Esposende, em parceria com a Associação Via Veteris, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa promovem, a partir das 14h, uma caminhada para assinalar o 11.º aniversário do Albergue de S. Miguel, de Marinhas.

A iniciativa decorre entre a Barca do Lago e o Albergue e é gratuita, sendo aberta à participação de todos os interessados, mediante inscrição prévia, até ao dia 11 de Maio, em www.visitesposende.com. A concentração dos participantes está agendada para as 14h00, no Albergue de S. Miguel.

ALBERGUE DE S. MIGUEL

O Albergue de S. Miguel resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas e Associação Via Veteris. O espaço dispõe de dormitório, cozinha equipada, sala de refeições/convívio com espaço de lazer, balneários, sanitários, lavandaria e Internet.

«PROCURA CRESCENTE»

Em nota enviada, o Município de Esposende revela que o Albergue de S. Miguel «regista uma procura crescente», tendo acolhido, desde a sua abertura e até ao final de 2021, «29.384 peregrinos, maioritariamente estrangeiros e oriundos sobretudo de países como a Alemanha, Espanha, Polónia, França e Itália». Na mesma linha, o Centro de Informação Turística de Esposende também tem registado um «aumento de peregrinos», sendo que, no ano passado, foram «1069, e, este ano, até ao final de Abril, contabiliza já 746».

Acrescentam, ainda, que «este aumento resulta, em grande parte, do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação institucional celebrado entre os municípios de Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela. Paralelamente, as muitas acções de valorização e promoção do Caminho desenvolvidas pelo Município, em articulação com a associação esposendense Via Veteris e com outros parceiros locais, têm constituído, também, um motor de crescimento e desenvolvimento da procura por este itinerário rumo a Santiago de Compostela».

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS