A Associação Desportiva Verdoejense, promove, nos dias próximos dias 9 e 10 uma caminhada nocturna de descoberta de gravuras rupestres nesta aldeia de Valença.
Com partida do alto de S. Tomé, pelas 21h00, a caminhada ‘Verdoejo, aldeia rupestre’ percorre vários afloramentos de gravuras rupestres, facilmente identificadas com recurso a uma técnica que vai ser partilhada no local com os participantes.
No fim da iniciativa é ainda realizado um enquadramento das gravuras rupestres, com a colaboração de um dos mais reconhecidos conhecedores de gravuras rupestres, Pablo Novoa Alvarez.
Com um percurso de cerca de dois quilómetros e duração de o1h30, a participação na caminhada é gratuita para os sócios da associação e tem um custo de cinco euros para os restantes participantes. As inscrições são limitadas e obrigatórias, incluindo seguro, guia, t-shirt e queimada.
A caminhada decorre em dois dias, com um limite diário de 60 inscrições. Os participantes são divididos em três grupos e cada um é acompanhado por um guia.